DÚVIDAS

O uso de entre com a em vez de e

Tem-se generalizado nos media, e consequentemente no discurso escrito e falado dos cidadãos, o uso de entre com a em vez de e.

Por exemplo, é comum ouvir um jornalista anunciar que algo aumentou «entre 30% a 50%», em vez de «entre 30% e 50%». O erro provavelmente vem de uma confusão com uma outra forma de exprimir o mesmo conceito, «(de) 30% a 50%».

A forma correcta parece óbvia («Coimbra fica entre Lisboa e Porto», não «entre Lisboa a Porto»), mas já é muito raro ouvi-la hoje em dia. Quer o Ciberdúvidas ajudar a lançar luz sobre a questão?

Resposta

A sua observação é muito pertinente e muito rigorosa na interpretação que faz, o que me facilita a tarefa!

Quando há uma expressão de localização ou de valor que se inicia por entre e estabelece uma relação de limite entre dois itens, valorizando o espaço interior desses limites, o correcto é dizer «entre isto e aquilo» ou «entre x e y».

Há uma outra expressão, «de x a y», «de Lisboa ao Porto», em que, a meu ver, se valoriza não tanto o espaço interior mas os limites, ou pontos de partida e chegada, respectivamente.

Concordo com a afirmação que faz, segundo a qual a expressão errada "entre isto a aquilo" é uma corruptela que provém da confusão entre as duas expressões, que, todavia, têm o seu significado bem delimitado e distinto.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa