DÚVIDAS

Cardápio e ementa

Acedi ao Ciberdúvidas na ânsia de perceber se a palavra cardápio é uma palavra de português europeu. Acontece que encontrei duas respostas a perguntas anteriores que considerei contraditórias.
Numa dúvida é referido: «E, claro, em português devem preferir-se as palavras cardápio ou ementa.» Já noutra é dito «Temos, em português europeu, o termo ementa. Em português do Brasil é cardápio

Ou seja, cardápio é português do Brasil, europeu, ou é uma palavra que pertence às duas normas ortográficas do português?

Desde já obrigado pelo tempo!

Resposta

As respostas não são contraditórias. Numa, diz-se que no português em geral se usam as palavras ementa e cardápio, sem indicar a respectiva distribuição geográfica. Noutra, indica-se tal distribuição geográfica: ementa é termo característico de Portugal, enquanto cardápio é típico do Brasil (cf. Dicionário Houaiss).

Atenção, que estamos a falar de duas normas diferentes, a portuguesa e brasileira, mas não do ponto de vista ortográfico. Não é só a ortografia que define o contraste entre normas: no caso em apreço, que envolve diferentes opções vocabulares (nível lexical), o melhor é falar simplesmente em normas do português.

 

Cf. A origem de  cardápioo e sua importância

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa