A respeito da construção da imagem, os requisitos fundamentais para se obter um bom resultado passam pelo domínio da língua e pela criatividade linguística e, eventualmente, literária do falante.
Permita-me que discorde de si quando diz que não consegue construir uma imagem. Quando está entusiasmada a contar aos seus amigos algo que lhe aconteceu, de certeza que recorre a estratégias que a ajudam a fazer com que os seus amigos entendam, da forma o mais exacta possível, aquilo que está a dizer. E, com certeza, recorre a imagens para isso… Imagine-se a escrever, ou falar, para um amigo que não conhece a sua casa. Imagine-se a contar como está organizado o seu quarto. Estou certa de que vai construir imagens… Ou imagine-se a contar um filme que os seus amigos não viram… Ou uma ida ao dentista, com aquele aparato todo, com as brocas a fazer barulho…
Aconselho-a a consultar o livro Estilística da Língua Portuguesa, de M. Rodrigues Lapa. A edição de que disponho é a 11.ª, da Coimbra Editora, e data de 1984.