DÚVIDAS

Convite com crase

Socorro! Minha esposa está escrevendo um livro e o título é: "Gestalt : Um convite a mudança". O que o título quer deixar transparecer é: "Gestalt : um convite (às pessoas para, através dela, conseguirem) mudança". Eu penso que, no título, «a mudança» não leva crase, pois não está o artigo «a» em momento algum. Minha defesa é que, se eu usasse uma palavra masculina, por exemplo, orgasmo, eu escreveria: «um convite a orgasmo» e não «um convite ao orgasmo».
Por favor, respondam logo, pois o livro já está pronto para ser impresso, sem falar na possibilidade de crise matrimonial…

Resposta

A utilização da crase corresponde a uma contracção da preposição a com o artigo a ou com a letra inicial do pronome aquele. No caso, a palavra convite tem regência preposicional - necessita de ser seguida por uma preposição -, pelo que a forma correcta é «um convite à mudança».

No outro caso citado, quando tiver de fazer o convite, diga «um convite ao orgasmo» - vai doer menos nos ouvidos.

Uma regra simples para saber quando usar a crase: empregue este acento quando puder substituir o a pelas preposições «para» ou «por» com um artigo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa