DÚVIDAS

«Entregá-los» e «escolhem-nas»

No exercício abaixo, retirado de um documento brasileiro, a resposta correta seria a A. No entanto, a resposta D parece-me igualmente correta, porque, como descrito no vosso site: quando o verbo tem complemento preposicional que integra uma frase infinitiva, é possível a construção com lhe.

A dúvida está na forma «escolhem-nas», que quando termina em ditongo nasal assume-se nas, contudo neste caso eu diria «escolhem as suas vítimas.», ou seja, «escolhem-as».

«Entregar todos os seus pertences.» «Os delinquentes escolhem suas vítimas

Substituindo-se os termos grifados pelos pronomes correspondentes, a forma correta será:

A) entregá-los – escolhem-nas

B) entregá-los – escolhem elas

C) entregar-lhes – escolhem-as

D) entrega-lhes – escolhem-nas

E) entregá-los – escolhê-las

Resposta

A opção certa é mesmo a A, tendo em conta que se pressupõem as sequências «Entregar todos os seus pertences.» e «Os delinquentes escolhem suas vítimas». Se, na sequência que é pressuposta, o verbo entregar ocorresse com um complemento como «aos herdeiros», aí, sim, o pronome pessoal a usar seria lhes.

Convém observar que a consulente não indica com clareza a resposta em que se apoia para defender a opção D. Além disso, note-se que o verbo entregar seleciona um complemento direto e um complemento indireto, não podendo os pronomes pessoais que o realizem permutar sem alteração de significado: «ele prometeu entregar todos os seus pertences ao herdeiros» > «ele prometeu entregá-los aos herdeiros», «ele prometeu entregar-lhes todos os seus pertences», «ele prometeu entregar-lhos». Não se trata, portanto, de um verbo como mandar (verbo causativo), que aceita tanto o pronome o como o pronome lhe, em referência à pessoa a quem se manda fazer algum coisa: «mandou-os fazer o exercício» = «mandou-lhes fazer o exercício» (ver Textos Relacionados).

Quanto à forma «escolhem-as», lamento, mas está incorreta. O correto é mesmo escolhem-nas, com o pronome as passando a nas porque se segue a forma verbal terminada em ditongo nasal (ver Textos Relacionados).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa