DÚVIDAS

Futuro do pretérito e conjuntivo, novamente

[...] [F]iz [uma] pergunta [sobre o futuro do pretérito] a vocês, mas parece que não há resposta objetiva, convincente e verdadeira a ela. O fato é que há uma maior quantidade de registros nas gramáticas normativas do futuro do pretérito como indicando hipótese (vejam por si, contem); isso não seria um critério para encaixarmos entre os verbos do modo subjuntivo, ora? Os tempos do subjuntivo também podem indicar certezas, fatos, e, ainda assim, não são encaixados entre os indicativos, ora. E então, como fica? Vejo apenas arbitrariedade, e não uma lógica. Podem dar seu parecer sobre minhas considerações?

Resposta

Se por resposta objectiva se entende uma resposta que rompa com toda a tradição e forma de analisar e descrever os tempos e os modos verbais, efectivamente o Ciberdúvidas não está em condições de dar esse tipo de resposta.

Sendo um espaço de análise da língua, não é um lugar para colocar hipóteses nem defender teorias novas que conduzam a reformulações, eventualmente necessárias. Como estudante interessado e atento, estará o consulente no espaço certo para, de forma adequada, formular as suas próprias teorias e de as defender, provando a sua validade perante um júri avalizado. É esse o repto que o Ciberdúvidas lhe lança. E quando chegar a uma conclusão avalizada, dado que as que existem o não satisfazem, o Ciberdúvidas terá muito prazer em a publicar.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa