DÚVIDAS

Modalidade deôntica com valor de ordem

Na frase «Ora, nesta noite, vamos acabar com o estado a que chegámos», a modalidade evidenciada será a deôntica (valor de obrigação) ou a epistémica (valor de certeza)?

A minha dúvida prende-se com o facto de não haver utilização do modo imperativo ou de um verbo modalizante, como dever, para ser considerada deôntica. Contudo, a frase parece implicar uma intenção de exortar à ação.

Agradeço, desde já, a vossa ajuda no esclarecimento desta dúvida.

Resposta

Sem um contexto que esclareça devidamente a intenção do locutor, é difícil apresentar uma resposta única.

Poderemos, deste modo, considerar dois possíveis contextos que motivarão duas modalidades distintas:

(i) o locutor poderá ter a intenção de afirmar que é sua convicção que nessa noite todos contribuirão para alterar o estado de coisas em que se encontram. Nesse caso, o enunciado evidenciará a modalidade epistémica com valor de certeza;

(ii) o locutor poderá ter a intenção de estimular uma ação por parte dos seus interlocutores ou mesmo de lhes dar uma ordem. Se a situação for esta, então o enunciado poderá estar associado à modalidade deôntica com valor de ordem.

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa