DÚVIDAS

Modificador do advérbio: «aqui, onde vivo...»

Na frase «Aqui, onde vivo há muitos anos, sou feliz», qual a função sintática da oração subordinada adjetiva relativa explicativa «onde vivo há muitos anos»?

A dúvida é a seguinte: estas orações desempenham a função sintática de modificador apositivo de nome. Porém, aqui é um advérbio.

Então, qual a função sintática?

Obrigada!

Resposta

A oração relativa «onde vivo há muitos anos» desempenha a função sintática de modificador do advérbio com valor explicativo.

Na frase apresentada, a oração relativa é introduzida pelo advérbio onde, que assume como antecedente o advérbio aqui. A oração, ao incidir sobre o advérbio, modifica o seu sentido, associando-lhe, neste caso, uma informação que apresenta uma explicação que contribui para a sua localização.

Nomes, adjetivos e advérbios podem incluir no grupo de palavras de que são núcleo constituintes com a função de modificador, que, por coerência, assumem uma designação que indica qual a classe sobre a qual estão a incidir.

Diga-se, todavia, que, de acordo com os documentos de referência curricular para o ensino não universitário, somente a função de modificador do nome é estudada.

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa