DÚVIDAS

O verbo aspirar com regência

O verbo aspirar é transitivo indireto no sentido de desejar, normalmente com a preposição a.

Na oração «aspirar pilotar um jato» por que é omitida a preposição a?

Resposta

De acordo com o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, o verbo aspirar, como verbo transitivo indireto, no sentido de desejar, rege a proposição a:

(1) «aspirar à liberdade» (cf. Dicionário Houaiss)

Este funcionamente é particularmente corrente se o grupo preposicional contiver um verbo no infinitivo, como é o caso do exemplo apresentado, que encontra abonação literária:

(2) «O meu coração é modesto. Não aspira a dominar.» (Júlio Dinis, Os Fidalgos da Casa Mourisca, in Corpus do Português)

Contudo, é também possível e correto o verbo funcionar como desejar e querer, sem preposição antes de infinitivo:

(3) desejo/quero pilotar

(4) aspiro pilotar

Exemplos literários:

(5) «A menina que apenas aspira casar, ter o seu lar, os seus filhos e o seu marido.» (Tomaz Ribeiro, Montanha Russa, 1946, in Corpus do Português)

(6) «O Brasil é um imenso campo verde que aspira cobrir-se de flores. » (João do Rio, O Momento Literário, 1907, ibidem)

Note-se, ainda, que aspirar, com o significado de «inalar», pode ocorrer também como transitivo direto – «aspirar gases nocivos» (cf. Dicionário Houaiss e Infopédia).

 

N. E. – Resposta alterada em 14/10/2024. Agradece-se ao consulente Delso Armando Vilanculo (Maputo, Moçambique) o comentário que enviou e que levou a modificar este parecer.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa