DÚVIDAS

Os nomes das ordens (na taxonomia)

Gostaria de saber se na língua portuguesa os nomes das ordens (na taxonomia) são considerados nomes próprios ou comuns. Analisando algumas respostas já dadas por vocês em que aparecem nomes de ordens, e. g., passeriformes, escrito no meio de frases com minúscula no início, deduzo que são considerados nomes comuns, mas encontro-me a preparar um manual de identificação de aves marinhas e gostaria de obter confirmação.

Muito obrigado.

Resposta

A taxonomia animal e a taxonomia vegetal foram elaboradas no século XVIII por Lineu, cientista sueco. De acordo com a classificação de Lineu, os animais e as plantas são hierarquicamente distribuídos por tipos, classes, ordens, famílias, géneros e espécies. Estas classificações foram elaboradas inicialmente em latim e grego porque eram as línguas científicas da época.

Os alunos universitários podiam transitar facilmente porque as aulas eram leccionadas em latim e grego em qualquer universidade da Europa. Por este motivo, muitos animais e muitas plantas mantêm a designação inicial em latim e em grego. Os tipos, as classes, as ordens e as famílias são apresentadas normalmente com maiúscula inicial, característica dos nomes próprios. É necessário conhecermos em pormenor as tabelas taxonómicas actuais. De acordo com as quais poderemos conhecer a designação científica de cada animal ou planta.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa