DÚVIDAS

Personificação e enumeração num texto de Ilse Losa

Qual o recurso expressivo presente no excerto que transcrevo abaixo (a partir de «Começou por pintar...»)? Personificação ou enumeração?

«É que Dandy1 já não era o cachorro sem juízo. Amadurecido pela vida dura que levara na quinta do lavrador, tornou-se um companheiro de se lhe tirar o chapéu. Começou por pintar as cadeiras que tinha roído. Depois tomou a seu cargo vários trabalhos domésticos: lavava a louça, remendava lençóis e toalhas; fazia compras no minimercado. Para além de tudo isso deu-se ao luxo de estudar a História do Império Romano.» (Ilse Losa, O Rei Rique e outras histórias. Porto Editora, 2006, p. 21).

Obrigada.

 

1. A personagem Dandy é um cão.

Resposta

Ambos os recursos expressivos estão presentes no segmento de texto assinalado.

Por um lado, recordemos que a personificação é o recurso que «consiste em atribuir qualidades, comportamentos, atitudes e impulsos humanos a coisas ou seres inanimados e a animais irracionais»1. Ora, no excerto em questão, o cão Dandy assume comportamentos tipicamente humanos no âmbito dos trabalhos domésticos, tais como lavar a roupa, remendar roupa, ir às compras. Nesta descrição, a descrição da personagem corresponde, assim, a um processo de personificação.

Para além disso, uma vez que a descrição do cão Dandy assenta numa listagem de tarefas, nela identificamos a presença da enumeração.

Disponha sempre!

 

1. Carlos Ceia, E-dicionário de termos literários.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa