DÚVIDAS

Pixelar e pixelizar

Uma vez que a palavra pixel entrou já no vocabulário português por via da informática e da digitalização e electrónica, é legítimo criar a palavra "pixelar" como verbo e conjugá-lo pelo menos nalgumas pessoas e no infinitivo – a acção de transformar em píxeis?

Resposta

É possivel formar o verbo que se refere na pergunta, mas os dicionários já registam pixelizar, o que, por se tratar de forma legítima, dá primazia sobre pixelar.

O dicionário da Porto Editora regista pixelizar, que poderia ser sinónimo, mas que o dicionário define de outro modo: «tornar difícil perceber (parte de uma imagem), ampliando-a muito de forma a causar a sua distorção.» O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa também regista pixelizar e pixelização, atribuindo a este substantivo a seguinte aceção: «Visualização de quadrados numa imagem digital, para criar determinado efeito visual ou por causa de um aumento excessivo da imagem relativamente à sua resolução.» Dir-se-ia, portanto, que o Dicionário Priberam legitima pixelizar como o verbo que a consulente procura. Refira-se que pixelar pode eventualmente ocorrer em português por influência do espanhol, língua em que também existe forma verbal igual, pixelar (igualmente se regista pixelear). Apesar do estreito parentesco entre o português e o espanhol, até é plausível que o pixelar português se tenha formado autonomamente. Mesmo assim, se já temos pixelizar, que está bem formada e é, portanto, legítima, parece necessário tomar em atenção o facto, dando prioridade à forma já registada.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa