DÚVIDAS

Por séculos/há séculos

Peço o favor de me informarem se as frases mencionadas abaixo estão correctas. As pragas já existem por séculos. As pragas já existem há séculos. Muito obrigado.

Resposta

Em relação à frase «As pragas já existem por séculos», parece-nos que o advérbio e o verbo existir no presente do indicativo não combinam bem com a preposição por, visto que esta preposição contém a ideia de ao longo de. O advérbio significa: «neste momento» e «nesse tempo». Por este motivo, fixa o tempo, enquanto a preposição por revela movimento no espaço ou no tempo. Se omitirmos o advérbio e usarmos construções perifrásticas ou compostas, poderemos ter frases com a preposição por, ainda que pouco frequentes. Exemplos: «As pragas têm vindo a existir por séculos.» «As pragas têm existido por séculos.»Em relação à frase «As pragas já existem há séculos», não encontramos as mesmas dificuldades de aceitação. Neste caso, a supressão do tornaria a frase mais aceitável, mas um pouco mais frouxa, porque funciona, nesta frase, como intensificador ou elemento de realce. Frases equivalentes: «As pragas existem há séculos» ou «Há séculos (que) as pragas existem». Como vemos, a supressão de não traria alteração à compreensão da frase.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa