DÚVIDAS

Sobre maiúsculas iniciais na forma por extenso das siglas (escrita académica)

Normalmente, quando uma sigla é citada pela primeira vez, ela vem com seu significado, com as letras iniciais em maiúsculo. Por exemplo:

«A END — Estrutura Nominal do Discurso — é criada com a finalidade...»

Assim, ao longo do texto eu posso referenciar à sigla "END" diretamente. Por outro lado, há situações em que é preferível escrevê-la por extenso («Estrutura Nominal do Discurso»). Minha dúvida é: quando eu referencio uma sigla por extenso (que já foi definida anteriormente, como no exemplo acima), devo fazê-lo com as letras iniciais em maiúsculo ou em minúsculo? Na primeira vez em que ela é citada, obviamente deve ser em maiúsculo, mas nas demais?

Um exemplo de continuação da frase acima seria:

«Sabe-se que a estrutura nominal do discurso é muito útil para...» — minúsculo ou maiúsculo?

Obrigada.

Resposta

As letras da sigla ficam sempre em maiúsculas. Para referir a designação por extenso, mantém as iniciais maiúsculas, se se tratar de um termo com estatuto especial numa dada teoria. No entanto, se tal não for o caso, isto é, se falar de «estrutura nominal do discurso» como termo genérico ou corrente numa dada área de investigação, sem a vincular a um quadro teórico específico, recomendam-se as minúsculas iniciais.

Finalmente, uma observação: quando se emprega um termo complexo pela primeira vez, num artigo, numa tese ou numa monografia, é preferível apresentar a expressão por extenso e só depois a sigla, entre parênteses ou entre travessões; ou seja: «A Estrutura Nominal do Discurso (END) é criada com a finalidade...»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa