DÚVIDAS

Sobre o uso da palavra fobia

Parece-me que nesta página ainda não foi abordado o erro crasso, julgo eu, do uso da palavra fobia com um significado diametralmente oposto. Exemplo: «Tenho uma fobia por morangos» – quando a pessoa o que quer dizer é que gosta muito deste fruto. E noto que este erro é feito por muitas pessoas com formação universitária... 

Resposta

A palavra fobia é usada para designar diferentes tipos de medo mórbido ou exagerado. Não há nenhum dicionário que registe o significado que o consulente apresenta como sendo de uso frequente, pelo que, se esse uso existe, está, efectivamente, incorrecto.

Por outro lado, a palavra fobia não selecciona a preposição por, mas, sim, as preposições a ou de. Assim, não diríamos «Ele tem fobia por aranhas» ou «Ela tem fobia por falar em público». Diríamos antes «Ele tem fobia a aranhas» ou «Ela tem fobia de falar em público».

 

Cf.  Lista de fobias Nomes de fobias + Palavras que terminam com fobia  +  20 Palavras terminadas em fobia + Neofobias: qual o nome do seu novo medo? + O que é transfobia?

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa