DÚVIDAS

Sobre os plurais das unidades de medida

Em relação à questão sobre a grafia de angstrom e seu plural, gostaria de lembrar que, de acordo com a ISO, as unidades não têm plural. O uso corrente leva a que se cometam frequentes incorrecções, como no caso de "três metros", quando se deveria dizer "três metre". Sendo o Angstrom uma unidade de utilização essencialmente científica, parece-me nunca haver lugar à utilização de um plural.

Resposta

Obrigado pelo comentário, mas, de facto, é a própria Academia das Ciências de Lisboa que consagra os plurais das unidades de medida no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea. Além disso, parece-me que o carácter científico dos termos de unidades de medida não é impeditivo da formação do plural. Com efeito, o plural, em português como noutras línguas, é uma categoria linguística e, como tal, resulta de uma representação da realidade, a qual, não ignorando a configuração do mundo físico, nem sempre se rege pelos critérios mais objectivos.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa