DÚVIDAS

Uma oração de modo

«(…) concentra a ação dramática do ator (construindo alguma dessas personagens) no exercício da pregação (…).»

Gostaria de saber se a frase que se encontra entre parênteses pode ser classificada como uma oração relativa explicativa, mesmo não tendo um pronome relativo. Caso não possa, como se pode classificar?

Obrigada.

Resposta

Como se apresenta, é ambígua a oração reduzida de gerúndio:

a) oração adjetiva restritiva (e não explicativa), equivalente a «que constrói alguma dessas personagens», que modifica «(d)o ator» (há gramáticos normativistas que condenam o uso deste tipo de orações de gerúndio);

b) oração adverbial que denota modo, meio, instrumento, que modifica o grupo verbal da frase «concentra a ação dramática do ator...».

Se se optar pela análise em b), convém lembrar que as orações adverbiais de modo não têm feito parte das terminologias gramaticais destinadas ao ensino básico e secundário (por exemplo, o Dicionário Terminológico). Será preciso recorrer a gramáticas de referência como a de E. Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, 2002, p. 523).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa