DÚVIDAS

Verbos pronominais essenciais

Diz o prof. Napoleão M. de Almeida, no §402, B de sua Gramática Metódica, o seguinte:

«Os verbos pronominais essenciais muito se aproximam dos verbos intransitivos, uma vez que exprimem ação que não pode passar para um objeto.»

Ora, se ambos os tipos de verbos indicam que a ação fica restrita ao sujeito, que diferença há entre eles, além de um indicar isso mediante pronome oblíquo da mesma pessoa que o sujeito (e.g.: Eu me queixeiTu te arrependesteEle se orgulha), e o outro não indicar isso de modo algum (e.g.: Eu corriTu saísteO pássaro voou)?

Obrigado

Resposta

A nomenclatura «verbo pronominal essencial»* diz respeito à natureza formal, morfológica do verbo. Já a nomenclatura «verbo intransitivo» diz respeito à natureza sintática do verbo.

Logo, um verbo pode ser pronominal e não ser intransitivo (Ela se queixou da rotina), pode ser intransitivo sem ser pronominal (Ele acordou cedo) e pode ser pronominal intransitivo (Tristemente o menino afogou-se).

Logo, nem sempre um verbo pronominal essencial será transitivo, podendo ser intransitivo, de modo a não exigir um complemento, como em «A árvore partiu-se», «O homem se levantou», «O fiel ajoelhou-se», «Enfim, o aluno se concentrou», todos pronominais intransitivos.

Sempre às ordens!

 

* Por ser brasileiro o consulente, usou-se na resposta a nomenclatura gramatical do Brasil.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa