Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Acordo Ortográfico
Virgínia Evaristo Médica Maputo, Moçambique 5K

Qual é a forma correcta de escrever: peritoneo, peritóneo, peritónio, ou peritoneu?

Mónica Maia-Mendes Bióloga Porto, Portugal 11K

Liquen, ou liquene?

Carolina Teixeira Estudante Lisboa, Portugal 5K

A palavra quatro divide-se em: qua/tro ou qu/a/tro?

Tereza Barros Schiavon Magalhães Funcionária pública estadual Ubá, Brasil 26K

Ao redigir um texto em meu trabalho, deparei-me com a seguinte dúvida: pelas regras do Novo Acordo Ortográfico (já vigente), a palavra concluído leva acento?

Joaquim Henriques Farmacêutico Odivelas, Portugal 10K

Relativamente ao gel que se colocar em contacto com a pele para utilizar um aparelho de ultra-som ou um Eco-Doppler, podemos chamar:

– Gel ultrasónico?

– Gel ultrassónico?

– Gel ultra-sónico?

Paulo Rocha Engenheiro Castelo Branco, Portugal 36K

De acordo com o AO de 1945, como se devem escrever os nomes dos animais e das plantas? Sempre com hífen? Ou existem excepções? (Sei que com o AO de 1990 todos estes nomes têm hífen).

A seguir apresento alguns exemplos para me informarem como devem ser escritos correctamente de acordo com o AO de 1945: arranha-lobos, genciana-das-turfeiras, campainhas-amarelas, fava-de-água, borboleta-azul-das-turfeiras, azulinha-do-bocage, aranja-dos-charcos, nêspera-dos-lameiros, azulinha-do-tomilho, ziguena-dos-pântanos, aranha-vespa, tecedeira-acuminada.

Beatriz Ragan Professora Garulhos, Brasil 46K

O substantivo pica-pau, segundo o novo acordo ortográfico, escreve-se separado. Porém, temos visto em vários meios de comunicação escrito sem hífen. Será que podem esclarecer a dúvida?

Vicente Pedro Funcionário público Lisboa, Portugal 12K

Eu gostava de saber se astro-rei tem hífen no novo acordo ortográfico.

Maria Silva Professora Leiria, Portugal 8K

As palavras derivadas também podem escrever-se com hífen, ou são só as compostas?

Luciene Ponte Jornalista Fortaleza, Brasil 11K

Encontro no dicionário: benquerer, benfazer. Não encontro benviver. Como fica bem-viver? Posso escrever com hífen: «A arte de bem-viver»? Muito grata.