Será que me podem explicar o significado da expressão «bodas vermelhas»?
(É título de livro e faz parte da letra de um fado de Camané.)
Gostaria de um comentário sobre a expressão «ao pé da letra». Seu significado é «literalmente», mas é uma figura de linguagem? Seria catacrese, ou metáfora?
Morfologicamente, posso classificá-la como locução adverbial?
A seguinte questão foi apresentada na minha prova da faculdade:
«Escolha a alternativa que preenche o pontilhado, na seguinte afirmativa: A metáfora e a metonímia são figuras de linguagem utilizadas na construção de sentido...
a) Elucidativo
b) Descritivo
c) Denotativo
d) Impositivo
e) Figurado»
Gostaria de ajuda para esta questão pois eu respondi a alternativa e), visto que a metáfora diz respeito à comparação, semelhança com algo. No entanto, fiquei em dúvida entre o sentido figurado e o elucidativo.
Podem me ajudar?
Obrigada.
Gostaria de saber se «gosto gostoso» é pleonasmo.
Sou aluno do 6.º ano e tenho uma dúvida. Gostaria de contar com a vossa ajuda.
«O ar estava azul, e o mar, tão morno, que apetecia andar, andar até ao Sol.»
Qual o recurso expressivo?
Qual o recurso estilístico presente em «o uivo do vento abafava as ordens»?
Agradeço me informem o significado da expressão «fadas do lar» e sua origem.
Obrigado.
Qual o significado da penúltima estrofe do poema Que Fizeste das Palavras, de Eugénio de Andrade? «E das consoantes, que lhes dirás?/ardendo entre o fulgor/das laranjas e do sol dos cavalos?»
Obrigada.
Gostaria de saber mais informações sobre a figura de linguagem diácope, a fim de atender a um trabalho acadêmico.
Desde já muito grata.
Qual o recurso estilístico que se aplica à expressão «... numa terra nua»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações