Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Adriana Carla Silva Professora de seminário Oiapoque, Brasil 8K

Gostaria de saber a etimologia das palavras chocarrice e poder.

Obrigada.

Hana Lukacova Estudante Praga, República Checa 5K

Gostaria de saber qual é a etimologia da palavra gambozino.

Obrigada.

Simone Prestes Telemarketing São Paulo, Brasil 8K

Qual a origem da palavra clérigo? É latina, grega?

Obrigada!

Bruno Vale Estudante Lisboa, Portugal 5K

Qual é a origem da palavra calhau?

Rita González Professora Porto, Portugal 2K

Gostaria de saber a etimologia da palavra articulação.

Marisol Alves Empregada de escritório Lisboa, Portugal 2K

Gostaria de saber como fica o adjectivo vadio no grau superlativo absoluto sintético.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 6K

Gostaria de saber se a palavra "colpoltor", que designa, salvo engano, um vendedor protestante e ambulante de exemplares da Bíblia e de outros livros, o qual, por vezes, é também pregador, integra o vocabulário da nossa língua, ou deve ser considerada um estrangeirismo.

De qualquer modo, gostaria que confirmassem o sentido da palavra, mencionado acima, e esclarecessem a sua etimologia.

Muitíssimo obrigado eternamente.

Ricardo Goldenberg Psicanalista São Paulo, Brasil 5K

Qual a etimologia da palavra portuguesa tela?

Adélia Palma Professora Portalegre, Portugal 8K

Sabem, por acaso, dizer-me qual a razão por que dizemos «toalha turca» ou simplesmente «turcos» quando nos referimos ao material de que são fabricadas sobretudo as toalhas de banho? Um colega turco, com quem falei, manifestou alguma estranheza, o que me faz parecer que falantes de outras línguas não utilizem esta denominação...

Obrigada.

Isabel Correia Professora Braga, Portugal 8K

Perguntaram-me se a palavra padrinho era um diminutivo. Consultei o Dicionário Houaiss e parece-me que não, mas a pessoa que me colocou a pergunta precisava de uma resposta mais definitiva do que a minha. Poderiam esclarecer-nos, por favor?