Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Luiz Pinto Estudante Porto, Portugal 7K

Uma pergunta muito simples: azeitona e oliva são sinónimos?

Obrigado.

Paulo Lopes Psicólogo Vila Nova de Gaia, Portugal 4K

Sempre me lembro de ouvir a palavra "enjoijado" (ou "enjoejado") e respectivas derivações em género e número, com o sentido de «zonzo, tonto, meio inconsciente», sobretudo a pessoas com mais idade, sobretudo na zona centro do país. Esta palavra existe de facto enquanto português, ou é a derivação de uma outra qualquer que agora me escapa?

Adérito Coelho Estudante Luanda, Angola 8K

Qual a origem da palavra género?

Ronald Guimarães Médico veterinário Nilópolis, Brasil 7K

Qual a origem da palavra adoção ou adotar?

Ivo Tavares Estudante Porto, Portugal 2K

Qual o significado da palavra tifoniano? Tentei, já, vários dicionários on-line, tanto o da Priberam como o da Porto Editora, no entanto, em nenhum deles se encontra essa palavra.

Obrigado.

Nota: Encontrei a palavra no livro História das Mitologias, 1.º volume, Edições 70, na pág. 55.

Cecília Martín Estudante Buenos Aires, Argentina 8K

Queria saber a origem do uso de xadrez como sinônimo de prisão no português coloquial do Brasil. Obrigada.

José Maria Viríssimo Técnico de contas reformado Funchal, Portugal 4K

Limusino é o natural de Limoges. Haverá qualquer relação com a palavra "limusine", nome que vulgarmente se dá a um automóvel de luxo? Ou limusine-carro é um disparate?

Ivo Tavares Estudante Porto, Portugal 6K

Qual a origem etimológica da palavra mofino?

Consultei o dicionário on-line da Priberam, onde se afirma que a palavra é derivada do Cast. mohino < Ár. moahin, trato.

Por mera curiosidade consultei outro dicionário on-line, desta vez o da Porto Editora, que difere do primeiro, pois afirma que se deriva Do ár. vulg. mohín, «desgostoso», por mûhim, «doentio».

Em que ficamos? Estão os dois certos, ou só um?

Bárbara Coelho Tradutora Lisboa, Portugal 13K

Indicam-me, por favor, a origem etimológica da palavra romântico?

Muito lhes agradeço.

Miguel Bulhões Pessôa Servidor público estadual Maceió – AL, Brasil 8K

Pesquisei na Internet e fiquei sabendo que existem quatro lugares no mundo com o nome Olivença, uma cidade na fronteira de Portugal e Espanha, e as outras três localizadas no Brasil. Gostaria que me informassem da etimologia e do significado do nome Olivença.