Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Robson Oliveira Músico São Paulo, Brasil 38K

Qual a etimologia da palavra esperança?

Roldão Simas Filho Químico aposentado Brasília, Brasil 13K

Gostaria de saber com mais minúcias a origem da designação de almeida para o varredor de rua em Portugal.

Cesário Severino Bancário Lausana, Suíça 2K

Em primeiro lugar, os meus votos de um bom ano de 2009 para toda a equipa. Em segundo lugar, gostaria de conhecer a origem da palavra varino(a). Penso que tem que ver com a cidade de Ovar. Mas gostaria de conhecer mais detalhes. Desde já os meus agradecimentos.

Henry Gomes Operador de telemarketing Itaquaquecetuba, Brasil 12K

Gostaria de saber qual a origem da palavra religião (de onde veio) e o significado.

Obrigado.

Ana Geraldo Enfermeira Coimbra, Portugal 6K

É só uma curiosidade que venho expor. Sou bilingue de espanhol e português, e tenho algum gosto pela etimologia, embora nunca tenha estudado sequer latim.

A palavra caramelo nos dicionários portugueses vem como tendo origem no castelhano, e no espanhol (Real Academia de la Lengua) vem como de origem portuguesa.

Qual será então a sua origem? Já se deve ter perdido...

Sandra Santos Professora Ílhavo, Portugal 6K

Qual o significado e a origem das palavras processo, heteroavaliação, negociação, excelência, qualidade e monitorização?

Diogo Amaral Empregado bancário Maputo, Moçambique 3K

Qual é o significado etimológico da palavra ultimar?

Carlos Balula Gestor Viseu, Portugal 5K

Estou a enviar este e-mail para solicitar informações sobre a origem do apelido Balula.

Eu próprio já tentei descobrir qual a origem do apelido, mas até agora não tive sucesso... Podem me ajudar a satisfazer esta minha curiosidade?

Algumas investigações rudimentares efectuadas por mim "indicam" que será nome de origem no Médio Oriente.

José Massano Advogado Coimbra, Portugal 6K

Necessito saber a origem etimológica da palavra caótico.

Estava convencido de que caótico derivava de caos, porém também já me informaram tratar-se de um galicismo, chaotique.

Sandra Regina Corrêa Secretária Taubaté, Brasil 5K

Gostaria de saber a origem da palavra aquisição.

Grata.