Qual a etimologia da palavra esperança?
Gostaria de saber com mais minúcias a origem da designação de almeida para o varredor de rua em Portugal.
Em primeiro lugar, os meus votos de um bom ano de 2009 para toda a equipa. Em segundo lugar, gostaria de conhecer a origem da palavra varino(a). Penso que tem que ver com a cidade de Ovar. Mas gostaria de conhecer mais detalhes. Desde já os meus agradecimentos.
Gostaria de saber qual a origem da palavra religião (de onde veio) e o significado.
Obrigado.
É só uma curiosidade que venho expor. Sou bilingue de espanhol e português, e tenho algum gosto pela etimologia, embora nunca tenha estudado sequer latim.
A palavra caramelo nos dicionários portugueses vem como tendo origem no castelhano, e no espanhol (Real Academia de la Lengua) vem como de origem portuguesa.
Qual será então a sua origem? Já se deve ter perdido...
Qual o significado e a origem das palavras processo, heteroavaliação, negociação, excelência, qualidade e monitorização?
Qual é o significado etimológico da palavra ultimar?
Estou a enviar este e-mail para solicitar informações sobre a origem do apelido Balula.
Eu próprio já tentei descobrir qual a origem do apelido, mas até agora não tive sucesso... Podem me ajudar a satisfazer esta minha curiosidade?
Algumas investigações rudimentares efectuadas por mim "indicam" que será nome de origem no Médio Oriente.
Necessito saber a origem etimológica da palavra caótico.
Estava convencido de que caótico derivava de caos, porém também já me informaram tratar-se de um galicismo, chaotique.
Gostaria de saber a origem da palavra aquisição.
Grata.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações