Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Origem de palavras
Vítor Luís Marques Artista plástico Torres Vedras, Portugal 7K

Verifiquei o uso da palavra "cervada" num texto, com o seguinte sentido: «Escusado será dizer que nunca comiam fruta capaz, ou comiam a verde ou a já cervada do sol.»

Sendo-me a palavra desconhecida, procurei em dicionário o seu preciso significado, todavia não fui bem-sucedido.

Peço-vos a vossa ajuda para a etimologia e significado da palavra “cervada”.

Griet Meert Estudante de Português Aalst, Bélgica 13K

Qual é a etimologia da palavra preto?

Victor Ferreira Tradutor Lisboa, Portugal 14K

Machimbombo: não será que é a democratização africana de "machine bond"?

Ana Raposo Advogada Lisboa, Portugal 2K

Gostaria de saber como classificar morfologicamente os seguintes termos: e-learning; Fenprof; EVT.

Catarina Pedroso de Lima Professora Peniche, Portugal 6K

A expressão «uma vez sem exemplo» desperta-me algumas dúvidas.

Antes de mais, relativamente à sua correcção: terá de facto o significado «excepcionalmente» que lhe é atribuído na linguagem quotidiana?

Em caso afirmativo, gostaria de saber como se chegou a tal significado. Será que se abreviou uma expressão mais completa como «uma vez sem servir de exemplo» ou outra semelhante?

Desde já obrigada e parabéns pelo excelente trabalho.

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Sesimbra, Portugal 32K

Diz-se «acertar na "muche"»? Ou é 'buche'? Já li e ouvi das duas maneiras... Qual a origem e o significado da expressão?

Obrigado.

Florentino Serranheira Professor Lisboa, Portugal 3K

Encontro em distintos dicionários distintas origens etimológicas do termo hedonismo, designadamente edonê e hedoné + nomos. Será que me podem ajudar a ter certezas?

Obrigado pela atenção.

António Carlos Camargo Aposentado Sumaré, Brasil 12K

Tenho curiosidade em conhecer a origem da palavra vitupério.

Agradeço uma resposta.

Abraços.

Hélder Cortes Docente Elvas, Portugal 3K

Qual a etimologia da palavra veterinário?

O meu sincero e antecipado obrigado.

João Jales Empresário Caldas da Rainha, Portugal 7K

Qual o significado, e origem, de «falar à mão»? É hoje usado no sentido de perturbar o adversário durante um jogo, falando quando ele se concentra ou tenta jogar. Mas há uns versos erótico-satíricos do séc. XVII onde o significado parece diferente. Podem ajudar?