Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Pragmática
Marcus Vinícius P. de Lacerda Brasil 4K

Olá, irmãos portugueses. Sou do Brasil e tenho uma dúvida sobre elipse. O texto e a questão seguintes pertencem à prova de um concurso público para psicólogo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Brasil, ocorrido em maio de 2005. Houve uma grande confusão em torno desta questão, pois ela aparenta ter duas alternativas corretas.Por que a justiça é representada de olhos vendados, com balança e espada nas mãos? A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que ela não faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados. A balança indica equilíbrio e ponderação na hora de pesar, lado a lado, os argumentos contra e a favor dos acusados. A espada é um sinal de força. A arma implica que a Justiça não pede aos que estão brigando que aceitem sua decisão. Ela tem de ser imposta, mesmo porque inevitavelmente descontentará um dos dois lados em conflito, diz o advogado Carlos Ari Sundfeld, professor de Direito Público da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A justiça é associada a figuras femininas desde a Antigüidade. A deusa egípcia Maat (cujo nome deu origem à palavra magistrado) muitas vezes era retratada com uma espada na mão. Na Grécia, o papel cabia a Têmis, que já trazia uma balança na mão direita. Em sua versão romana, batizada Justitia, a mesma deusa passa a trazer também a espada e a venda nos olhos. Para completar, a balança e a espada também são instrumentos de São Miguel, o arcanjo justiceiro, que, apesar de já fazer parte da tradição judaica, passou a ser retratado assim nos primeiros séculos do cristianismo. (“Superinteressante”, janeiro de 2005)Assinale a alternativa que apresenta elipse.(A) A venda é um símbolo de imparcialidade.(B) ... mesmo porque inevitavelmente descontentará um dos dois lados em conflito.(C) Na Grécia, o papel cabia a Têmis.(D) A balança indica equilíbrio e ponderação.(E) A justiça é associada a figuras femininas.O gabarito oficial considera a alternativa B como correta, mas muitos acreditam que também a C estaria corrreta; como se assim pudesse ser lida: Na Grécia, o papel (de representar a justiça) cabia a Têmis. O que vocês pensam sobre isso? Caso o gabarito esteja correto, expliquem-me por que não pode haver elipse na alternativa C.Obrigado.

Mariana Carrapatoso Porto, Portugal 7K

Ao dizer-se que a criança é um porquinho, que recurso estilístico se está a utilizar? Obrigada.

Ana Silva Brasil 6K

É a primeira vez que disponho dos vossos serviços e à partida parece-me que os vou achar muito úteis no futuro. Espero não estar a fazer esta pergunta pela milionésima vez; vi de facto uma rubrica sobre a colocação dos adjectivos, mas creio que não era bem o que eu procurava.
Ora bem, segundo essa rubrica, a única diferença entre um adjectivo que aparece à frente do substantivo e o mesmo adjectivo atrás do último consiste na enfatização do primeiro.
Mas se dissermos «grande livro» e «livro grande», a diferença passa mesmo a ser semântica, não é verdade? Como sistematizar este fenómeno? Porque será que alguns adjectivos sofrem esta alteração e outros não (ou apenas uma alteração de ênfase)? Será que são meras excepções? Haverá uma lista com as mesmas?

Francisco da Ponte Portugal 6K

É hoje muito comum ouvir frases semelhantes a esta: "Já viste, não já?" Gostaria de ver um comentário vosso sobre este tipo de frases tão comum entre a juventude e comum até em alguns programas de televisão.

Muito grato

Cristiane Madureira de C. Vieira Brasil 13K

Sou professora de Português e participei de um curso de capacitação nesta área e devo repassá-la aos professores da minha escola E. E. Odilon Behrens, na cidade de Guanhães. Em um desses repasses, quando eu explicava sobre o efeito injuntivo nos textos publicitários, uma colega perguntou se a seqüência: "Boticário: perfume que vem das flores" era argumentativo, descritivo ou injuntivo. Eu disse que de acordo com minha leitura ele teria o tipo textual descritivo, mas que possuía um efeito argumentativo (pelo fato de querer convencer o leitor de que o produto em questão é o melhor) e injuntivo (porque deseja que o leitor aja, vá a uma das lojas Boticário e compre um de seus produtos. Agora é que vem a questão. Estou realmente correta? Pois a professora afirmou-me que a seqüência é injuntiva. Quem está com a razão?

Joana Martins Portugal 3K

Gostaria de saber qual a classificação morfológica da palavra «lá» na seguinte frase: «O clube x lá ganhou.»

Obrigada pela atenção.

Fernando Pinto Portugal 24K

Nesta semana, por causa do feriado de 5 de Outubro ter coincidido com a terça-feira, a comunicação social falou quer de «tolerância de ponto», quer de «tolerância de ponte». Qual é afinal a expressão correcta?

Agradeço a vossa resposta.

Carlos Vitor Frazão Figueiredo Ovar, Portugal 4K
Em primeiro lugar, os meus parabéns pela vossa página de interesse indiscutível. A questão que desejo colocar, relaciona-se com o uso público da palavra «cruzada».
Cruzada foi o nome dado a cada uma das expedições guerreiras feitas pelos cristãos, na Idade Média, contra as terras em poder dos Muçulmanos, especialmente para oriente, e cujos membros tinham por distintivo uma cruz de pano sobre a armadura;
Em sentido figurado é uma empresa para a propagação de uma ideia ou defesa de um interesse.(Diciopédia)
A minha dúvida é se a devemos utilizar em sentido figurado, quando estamos a falar para uma plateia de ideologias religiosas diferentes (cristãos, muçulmanos e outras) ou quando escrevemos para o público em geral.
Será preferível utilizar outro termo que não provoque reacções diferentes nos receptores da mensagem?