É sabido que o agradecimento obrigado varia em gênero e número a depender do sexo e da quantidade de pessoas que agradecem. Porém, gostaria de saber se isso também se aplica a pessoa jurídica, isto é, uma empresa, que, por exemplo, faça publicar um anúncio de agradecimento a seus clientes. Ela deveria redigir «obrigado», ou «obrigada»? Tomemos como exemplo a companhia aérea portuguesa TAP: «Obrigada por voarem com a TAP», ou «Obrigado por voarem com a TAP»?
Obrigado.
Gostaria de saber a razão do acento agudo em período. A palavra seria proparoxítona se houvesse um hiato, mas ela é pronunciada com ditongo: "pe-rio-do", e não "pe-rí-o-do".
Obrigado.
Qual é a origem da expressão «Vá, gira!» – como se explica que tenhamos o verbo ir na forma imperativa formal e o verbo girar na forma imperativa informal?
Desde já, muito obrigada.
Gostaria de saber a forma correta da seguinte expressão: «de uma ponta a outra», ou «de uma ponta à outra»?
Obrigado.
O diminutivo de fé – como depreciativo de fé – escreve-se com, ou sem, acento na primeira sílaba?
"Fézinha", ou "fezinha"?
Qual das seguintes formas está correta?
«Após a minha interpelação DOS alunos», ou «após a minha interpelação AOS alunos»?
Obrigado.
Gostaria de saber qual o modo correto de pronunciar a palavra Ramsés.
Muito obrigado.
Como fica o plural de pró-social?
Gostaria de ter uma análise sintática da frase «Pessoas de boa índole agem favoravelmente a seu próximo», mais especificamente o valor sintático do advérbio favoravelmente.
Diz-se «página trinta e um», ou «página trinta e uma»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações