O neologismo literácito
Associada à literacia, tenho encontrado a expressão «competências literácitas». Gostaria de saber se o termo "literácito" existe e, em caso afirmativo, em que contexto se deve utilizar.
Muito obrigada.
Acerca de adjectivos relacionais
1. Os adjectivos requintado, atmosférico, ferrugenta, caótico, angélico, demoníaco, bélico, romanesca, leonina, filatélico e ribeirinho são relacionais?
2. Qual é o antónimo de requintado e alucinante?
Muito obrigada.
Os nomes próprios e o novo acordo ortográfico
Estou muito confusa... pois escrevo, actualmente, os dias da semana, os meses do ano, segundo o novo acordo ortográfico, ou seja, com letra minúscula... e, como tal, não devo considerar nomes próprios? Ou sim?
Obrigadíssima.
O uso da palavra torniquete
Eu gostaria de saber se em Portugal é normalmente usada a palavra torniquete, o dispositivo para o acesso de pessoas.
Obrigada por esclarecer a minha dúvida.
«Estar de mudança» e «andar/estar em mudanças»
Quando estamos a mudar de casa, dizemos «Estou em mudanças», ou dizemos «Estou de mudanças»?
Concordância com sujeito composto ligado por nem
Gostaria de esclarecer de uma vez por todas uma dúvida que tenho na letra de uma canção que escrevi, os versos são os seguintes:
«Quero lhe dizer que isso é apenas um momento
E nada nem o tempo, me (fará ou farão) desistir tão fácil de você
Sou persistente e por sinal
Nessa história boto vírgula e não ponto final...»
Devo utilizar fará, ou farão?
Devo concordar no singular ou no plural?
Muito obrigado.
Explicação sobre deícticos
Sei que já publicaram muitas respostas sobre deícticos... Já as li e continuo sem perceber ao certo o que são os deícticos, como podem ser usados e identificados num texto.
Podem fazer uma explicação mais detalhada sobre este tema?
Obrigado pela atenção.
"Versatilização"
Existe, ou pode ser utilizada, a palavra versatilização?
Sobre «tirar partido»
Se traduzirmos «take advantage of» por «tirar partido de», «take full advantage of» poderia ser traduzido por:
1. tirar o máximo partido de...
2. tirar o maior partido de...
3. tirar o melhor partido de...
Ou nenhuma destas opções?
Muito obrigada!
Sintaxe do verbo assistir
Desde já agradeço a existência do vosso site! É uma grande ajuda quando me surge uma dúvida!
A dúvida que me surgiu agora é relativamente ao verbo assistir e o uso da preposição; qual é a forma mais correta nesta frase? «Trata-se de um direito que assiste o presidente», ou «... assiste ao presidente»?
Li a vossa explicação sobre a regência deste verbo mas continuei com a dúvida em relação a esta frase.
Obrigada.
