DÚVIDAS

De que
A minha questão é relativa ao uso do de que. Estão correctas as seguintes construções? «Ele informou-nos de que iria chegar atrasado» (ou «Ele informou-nos do seu possível atraso»); «Ele avisou-nos de que iria sair mais tarde» (ou «Ele avisou-nos da sua saída tardia»); «Tenho medo de que ele faça alguma insensatez...» (ou: «Tenho medo de alguma insensatez que ele venha a fazer...»). Em suma, em que situações é correcto usar a "dupla" de que a introduzir orações subordinadas completivas?
«Campeonatos Municipais de Futebol»
Qual o correto? 1 — Regulamento Oficial dos Campeonatos Municipal de Futebol Obs. «Campeonatos» porque abrange várias categorias. 2 — Regulamento Oficial dos Campeonatos Municipais de Futebol 3 — Regulamento Oficial do Campeonato Municipal de Futebol — todas as categorias. Contexto: A dúvida surgiu com a emissão do referido regulamento, sendo que algumas pessoas entendem que: 1 — seria "Campeonatos Municipal" — porque refere-se ao Campeonato e suas várias categorias, sendo "municipal" o município; 2 — seria "Campeonatos Municipais" — por questão de concordância, sendo que «municipais» refere-se as atividades desenvolvidas pelo município e não ao próprio município.
Ainda o «Estado-membro»
Voltando à questão, já abordada, de termos como «Estado-membro», grafados com ou sem hífen, um dos consultores do Ciberdúvidas afirma a dada altura, nos seus esclarecimentos: «... é a mesma regra (sem hífen), quando nos referimos a clube membro, empresa associada, sócio gerente, administrador delegado, etc., etc.». No entanto, a minha dúvida tem que ver com a questão daquilo a que, à falta de melhor, chamarei de «simultaneidade» da situação do sujeito. Explico-me: «sócio-gerente» não deverá grafar-se com hífen, precisamente por a pessoa ter a qualidade de ser simultaneamente «sócio» e «gerente» da empresa? A palavra «gerente», pelo que vi no dicionário, tanto pode ser um adjectivo, e, neste caso, sim, estaria apenas a qualificar o sócio (portanto não se justificaria a utilização do hífen), mas pode também ser, ela própria, um substantivo, e, nesse caso, estaremos perante um composto de dois substantivos, onde suponho que se justifica a utilização do hífen (como, por exemplo, em «capitão-tenente»). Será possível darem mais uma pequena achega a este assunto, por favor?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa