Completiva de nome vs. oração relativa
Gostaria de saber como posso classificar as seguintes orações pós-nominais (se são complementos do núcleo nominal ou adjuntos e porquê):
a) «A sugestão [de nós irmos ao cinema] foi dela.»
b) «A sugestão [que ela apresentou] é muito interessante.»
Será que são as duas orações adjuntos? Esta dúvida surgiu porque, omitindo as orações, concluiríamos que seriam as duas adjuntos, mas não me parece correcto.
Obrigada.
O aumentativo e o diminutivo da palavra via
Por favor, gostaria de saber o aumentativo e o diminutivo da palavra via.
Agradeço a atenção.
Engomadoria
Gostaria de saber como se denomina o serviço de passar a ferro. Vejo escrito por todo o lado "engomadoria", mas fui à procura no dicionário e não encontrei; encontro apenas engomaria.
A oração coordenada e vírgula, ponto-e-vírgula ou conjunção coordenada
Gostaria de saber se toda a oração coordenada vai se ligar a outra por meio de vírgula, ponto-e-vírgula ou conjunção coordenada e se existe alguma exceção a este caso.
Complemento circunstancial de tempo numa frase
«Ao toque da campainha, desapareceram todos.» Sintacticamente, o constituinte «ao toque da campainha» designa-se por:a) complemento circunstancial de meio;b) complemento directo;c) complemento circunstancial de tempo;d) complemento circunstancial de modo.
O superlativo absoluto sintético de soberbo, de acre e de íntegro
Qual é o superlativo absoluto sintético de soberbo, acre e íntegro?
Antecedente do pronome relativo: definição
Gostaria de saber o que significa ser «antecedente de um pronome».
Por exemplo, na frase «A Inquisição era, portanto, um organismo com poderes extraordinariamente vastos, que atingiam todos os sectores da sociedade», qual é o antecedente do pronome que?
Obrigado.
Análise sintáctica de «Não sei se poderei sair hoje à tarde»
Como se faz a análise sintática da frase «Não sei se poderei sair hoje à tarde»?
Valor comparativo do relativo qual
Veja-se o seguinte passo: «Eles não deixaram seus corpos como pagãos, mas sim quais cristãos de fé vigorosa, um acreditando em Cristo antes de sua vinda, o segundo, depois dela.»
Considerando que o pronome quais está ali com o valor da conjunção como, não deveria estar no singular («qual cristãos»)?
A posição de Epifânio Dias sobre o caso é considerada canônica atualmente?
Obrigado.
Valores causal e explicativo de porque
Apesar de já ter lido explicações sobre como diferenciar de uma vez por todas o porque causal do porque explicativo, gostaria de saber se isto que me foi ensinado é fato ou lenda: se vier vírgula antes do porque, este será explicativo; o porque causal não virá antecedido de vírgula.
Agradecido e à espera.
