Diminutivo de chávena
Qual o diminutivo de chávena: chaveninha, ou chavenazinha?
«Mais de (...) presos estão foragidos em (...)»
Constantemente leio em manchetes ou ouço em chamadas de noticiários a seguinte frase: «Mais de (...) presos estão foragidos em (...)»
Pergunta: Há coerência nesta construção? Não contraria a lógica «se estão presos, logo não estão foragidos... se estão foragidos, logo não estão presos»?
Ainda, quem garante que estão foragidos naquele determinado local, marcado pela preposição em?
Seria "mais" correto – ao contrário de «Mais de dois mil presos estão foragidos em São Paulo» – utilizar uma construção como «Mais de dois mil presidiários paulistas estão foragidos»?
«Deixaram atrás de si» e «deixaram atrás deles»
Gostava, se possível, que me esclarecessem a seguinte dúvida: na frase «deixaram atrás de si», o uso do «si» é correcto? Não é «si» referente a um sujeito singular? No entanto, a alternativa «deixaram atrás deles» não me soa bem em certas situações.
Obrigado.
Sobre o pretérito mais-que-perfeito
Por vezes o pretérito mais-que-perfeito simples substitui o condicional e o imperfeito do conjuntivo. Encontrei referência a isto em algumas perguntas anteriores mas não a resposta à minha dúvida: Quando é que o mais-que-perfeito pode substituir os outros dois tempos?
Muitíssimo obrigado e parabéns pelo óptimo trabalho!
Gestor, gerido, gestante
Como se chama um indivíduo (por ex., professor), cujo responsável pelo seu processo (assistente administrativo) se denomina gestor?
Esta é uma questão que tem levantado algumas dúvidas na escola onde eu trabalho.
Já se fizeram recolhas de opiniões, a que tem mais votação é:
— "gestante" (não me parece!)
— "gerido" (a mim parece-me mais correcta)
Qual será então o nome que eu posso chamar aos meus... gestantes?... geridos?
Obrigada.
O verbo desfragmentar
Será correcto utilizar-se o verbo desfragmentar?Não será um neologismo desnecessário, por já haver compactar?Se alguém se lembrar de dizer "dessimpatizar", em vez de "antipatizar", também será de aceitar?
A pronúncia de babete
Gostaria que fizesse a fineza de me elucidar qual a pronúncia correcta de babete. O a é aberto ou fechado?
Grata pela atenção dispensada.
Elementos introdutores de oração subordinada substantiva
Pergunto a vocês: somente as conjunções integrantes que ou se podem encabeçar uma oração subordinada substantiva? É assim que vi na gramática; mas fiquei na dúvida, pois nesta frase o que é pronome interrogativo: «Eu sei que horas são.» Afinal, «que horas são» é ou não uma oração subordinada substantiva objetiva direta?
Os naturais do Douro Litoral
Como se chamam os habitantes do Douro Litoral?
A pronúncia de horário
Gostaria de saber se é correcta a fonética de horário como se o 1.º o tivesse a acentuação de ó (aberto).
Como esta palavra, muitas outras estão a aparecer com idêntica pronúncia, a meu ver errada, pois a palavra já tem acentuação.
