Senadora e senatriz
Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, crítico literário, lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor e ensaísta brasileiro e autor do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, conhecido como Dicionário Aurélio, afirmou, em tempos, que o feminino de senador é senatriz e não senadora.
O que eu gostaria de saber é se as duas palavras são validadas e por quê.
Sobre os significados de colectânea
A par do significado da palavra coletânea (conjunto de trechos seletos de diferentes obras), pode-se empregá-la num sentido mais extenso, como em «Pretendo publicar uma coletânea de contos de meus alunos»?
Muito obrigada.
«Sociedade da informação» vs. «sociedade de informação»
Gostava de saber se é «Sociedade da Informação» ou «de Informação»?
Muito obrigada.
O uso de Excelentíssimo
Usa-se Ex.mo apenas para autoridades, ou posso usar este pronome de tratamento para demonstrar respeito à pessoa a quem faço referência?
«Não precisava de o ter matado»
De acordo com o que li, e desde já muito obrigado por todas as dúvidas esclarecidas, apenas uma das frases está correcta: «Não precisava de o ter matado»/«Não precisava do ter matado», ou «Não precisava de o matar»/«Não precisava do matar». Se vos fosse possível indicar-me qual a forma correcta em ambos os casos e fornecerem-me uma breve justificação, ficaria muito grato. Obrigado por tudo e desculpem, mas confesso que as contracções das preposições com pronomes demonstrativos me deixam ligeiramente... baralhado.
«Trabalho na/em agricultura»
Gostava que me esclarecessem uma dúvida: é mais correcto escrever «trabalho em agricultura», ou «trabalho na agricultura»?
Antecipadamente agradecida.
A regência do verbo exorbitar
Diz-se «exorbita de qualquer coisa», ou «exorbita qualquer coisa»?
A "ota" da grafia
No número 954 do JL, no artigo de Maria Leonor Nunes, leio:
«A "Ota" da ortografia, em função do subtítulo do artigo sobre o acordo ortográfico da Língua Portuguesa.» (na p. 12)
Qual o significado da palavra Ota? Ouvi esta palavra nos noticiários portugueses, em relação à realidade das grandes empresas, como, por exemplo, a ota da Opel, a ota de um banco, tal e tal...
No Dicionário da Porto Editora 2004 esta palavra designa um diminutivo, em função do sufixo nominal.
Agradecia a resposta.
«João, o discípulo a quem Jesus amava»
Em relação ao verbo amar, se eu digo «João, o discípulo a quem Jesus amava», quem ama quem na frase? João ama Jesus, ou Jesus ama João? Para o verbo amar usamos a regra parecida?
O aumentativo de cama, bolsa e escada
Gostaria de saber o aumentativo de cama, bolsa e escada.