A formação de documentário
As reportagens televisivas são muitas vezes denominadas documentários. Este termo vem de documento ou do verbo comentar? E vindo de comentar seria correcto "decomentário"?
Maiúsculas e minúsculas com pontos cardeais e nomes de postos e cargos
Na frase: «Estas áreas do norte da Ilha, mais pobres e com dificuldades...», a palavra norte deve ficar em maiúscula?
E o que dizer dos termos:«cónego Jerónimo Dias Leite» Ou «Cónego...»? «capitão Gonçalves Zarco» ou «Capitão Gonçalves Zarco»?
Veterotestamentário
Gostaria que me informassem do significado de veterotestamentário.
Fico antecipadamente reconhecida pela atenção.
Origem da expressão «letras garrafais»
Qual a origem da expressão «letras garrafais»?
«Enviar cheque sobre banco»
Gostaria de saber qual das expressões está correcta e porquê: «Enviamos o cheque n.º x sobre o banco y» ou «enviamos o cheque n.º x sob o banco y»?
Muito obrigada!
Sotaque carioca
Trabalho há 18 anos em colégio como assessora e dou aulas para nove turmas com faixa etária entre 6 e 15 anos.
Em roda de colegas, conversando sobre sotaques, afirmei que cientificamente o sotaque mais semelhante à norma culta (língua portuguesa) é o do carioca. Fui advertida e desafiada.
Gostaria de uma explicação científica e argumentada. Será que estou certa? Agradeço a atenção antecipadamente.
A origem da palavra turismo e o neologismo turismofobia
Qual a origem da palavra turismo?
"Inefectivo" e "julgamental"
Por vezes, tenho ouvido falar em "controlos inefectivos" e "julgamental". "Inefectivos" existe? "Julgamental" existe? Confesso que estas palavras me arranham o ouvido. Desde já grata pela atenção dispensada.
Desculpem o tema escolhido, mas o meu conhecimento do sítio ainda é muito limitado para classificar devidamente a minha questão.
Extracção + remover
Como devo dizer correctamente: «houve remoção de um corpo estranho da cavidade oral» ou «houve extracção de corpo estranho da cavidade oral»?
Farfalhar, farfalheira, farfalho/a
Como chamamos normalmente ao rumor/som das folhas a ser pisadas? Os termos farfalho ou farfalhar são correctos?