Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Paulo Jorge Reis Docente Lisboa, Portugal 5K

Qual das seguintes frases está correcta?

a) «Por causa do frio, as persianas devem ficar baixadas.»

b) «Por causa do frio, as persianas devem ficar baixas.»

Janisce Veríssimo Agente de saúde Barra do Bugres, Brasil 6K

Existe a palavra vários no singular? Como ficaria e em qual classe de palavras está incluída?

Ficarei grata pela resposta

Alberto Simão Estudante Chaves, Portugal 52K

Com base num outro artigo que li neste site, aprendi que a palavra nada é considerada um «advérbio de intensidade».

A minha dúvida é se advérbios de intensidade são sinónimos de advérbios de quantidade, pois já não encontro estes últimos nas gramáticas actuais.

Obrigado.

Manuela Morgado Ovar, Portugal 4K

Em primeiro lugar, muitos parabéns pelo vosso trabalho!

Queria colocar a seguinte questão: em Ovar há uma tradição secular que se chama «Cantar dos Reis» ou «Cantar os Reis», não sei o que estará correcto. Também não sei se quem lhe dá forma são as «Troupes de Reis» ou as «Trupes de Reis»... Será que me podem ajudar?

Grata.

Renato Silva Estudante Rio de Janeiro, Brasil 4K

Ao analisar uma resposta dada outrora acerca de sujeito oracional, fiquei em dúvida quanto ao número de orações que essa apresenta.

A saber: «Viver é lutar.»

Temos aqui uma oração absoluta, ou um período composto de três orações? Caso esta última seja a resposta, peço-lhes a gentileza de classificar as orações em apreço.

Amplexos de um fã!

Raquel Amado Estudante Póvoa de Lanhoso, Portugal 5K

O que são verbos predicativos?

Gabriela Barroso Professora Coimbra, Portugal 5K

Gostaria de ser esclarecida quanto à definição de: nomes comuns não contáveis massivos e nomes comuns não contáveis não massivos, que surgiram na nova TLEBS.

Obrigada.

Samanta Paralta Angra do Heroísmo, Portugal 26K

Gostaria que me elucidassem quanto à diferença ou semelhança entre tanto e tão. São ambos advérbios? Então por que razão não me soa bem a expressão: «Tanto bonito»?

Muito obrigada.

Ivanilza Saldanha Professora Magé, Brasil 15K

No verso da música de Ana Carolina:

«Se tento esconder meias verdades»

Meias é numeral, ou adjetivo? Justifique.

Rosane Soares Vendedora Rio de Janeiro, Brasil 6K

Qual a classificação de lama? É um substantivo?