Gostaria de saber se as palavras maça (verbo maçar) e maçã (nome) podem ser consideradas homógrafas.
Como classificar as expressões «não só... mas também» e «não só... como também», tradicionalmente classificadas como locuções conjuncionais coordenativas copulativas?
Podemos considerar fruto como fazendo parte da área vocabular de flor?
Estou estudando para um concurso e queria saber qual é a função da locução «de fotógrafos» na frase «Neymar vive cercado de fotógrafos».
Na frase «O coco era gordo, carnudo e leitoso, o doce ficou excelente», destaque os verbos desse período e separe as orações.
Tenho a seguinte questão que gostaria que esclarecessem:
Como posso distinguir o sujeito simples do sujeito expresso simples? Quando eu digo: «A Joana comeu um gelado», é sujeito simples ou sujeito expresso simples?
«O Rui nem ligou nem deixou recado.»
«Não comi cerejas nem ameixas.»
Estamos perante duas orações coordenadas copulativas, ou disjuntivas?
Gostaria de saber qual é o número de orações da seguinte frase:
«Amar pode ser a solução para se viver melhor.»
«Eles tornaram-se inseparáveis.»
Na frase acima, posso considerar inseparáveis predicativo do sujeito?
Se assim for, o predicado será verbo-nominal, como de resto defendem Celso Cunha e Lindley Cintra?
Solicito a vossa ajuda para a compreensão do tipo de orações subordinadas no poema D. Sebastião, de Mensagem, de Fernando Pessoa. Assim, será que está correto o tipo de subordinação que eu coloco entre parênteses?
Louco, sim, louco, porque quis grandeza (explicativa/causal)
Qual a Sorte a não dá. (relativa)
Não coube em mim minha certeza;
Por isso onde o areal está (causal)
Ficou meu ser que houve, não o que há. (duas relativas)
Minha loucura, outros que me a tomem (relativa)
Com o que nela ia. (relativa)
Sem a loucura que é o homem (final/integrante/relativa)
Mais que a besta sadia (comparativa)
Cadáver adiado que procria? (relativa)
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações