Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: DT (Dicionário Terminológico)
Pedro Bonsai Estudante Vila Real, Portugal 27K

Na frase «Certo dia, chegou o autocarro vindo de Paris...», pode considerar-se a expressão «Certo dia» como locução adverbial de tempo?

Caso a resposta seja afirmativa, qual seria o advérbio equivalente?

Goreti Domingues Professora Leiria, Portugal 8K

Na frase «quando foi nomeado governador civil», qual a função desempenhada por «governador civil»?

Luís Passos Professor Viana, Portugal 8K

Na frase «Deixámos as mochilas na sala», qual é a função sintática de «na sala»?

Para um melhor esclarecimento da questão, «na sala» pode ser suprimido sem que a frase fique agramatical?

Ricardo Vetusto Estudante Rio de Janeiro, Brasil 20K

Quero saber se o vocábulo se tem muitos valores semânticos.

Podem dar exemplos desses valores semânticos (se eles existirem): reflexividade, reciprocidade, passividade, causalidade, condicionalidade, concessão, temporalidade, proporcionalidade, comparação?

Carla Moura Professora Porto, Portugal 30K

Na frase «De repente, o Inverno apareceu disfarçado de Primavera», a locução adverbial «De repente» é considerada de tempo, ou de modo?

Sofia Antão Auditora Lisboa, Portugal 8K

Nas frases «Como te chamas?» e «Eu como uma maçã», que relação há entre estas palavras?

Eu considero homónimas, mas uma professora (natural do Porto) considerou que se trata de palavras homógrafas, porque pronuncia de maneira diferente.

Francisco Lopes Estudante Gaia, Portugal 6K

Na expressão «Levai-me àquele barco», o me tem a função sintática de complemento direto ou indireto?

Irene Maria Professora Coimbra, Portugal 8K

Gostaria de saber qual o sujeito da frase «Apetecia-lhe ir ao baile».

Também gostava de saber que função sintática desempenha a expressão «ir ao baile» de acordo com o novo dicionário terminológico.

Francisco Lopes Estudante Gaia, Portugal 12K

A palavra embarcado é formada por parassíntese, ou por prefixação e sufixação?

Maria Isabel Baltasar estudante Porto, Portugal 5K

Estando em terra, chego ao Céu voando;

num’ hora acho mil anos, e é de jeito

que em mil anos não posso achar um´ hora.

Camões

Solicitava o favor de me esclarecer quanto à classificação da oração «que em mil anos não posso achar um´ hora».