Na frase «Certo dia, chegou o autocarro vindo de Paris...», pode considerar-se a expressão «Certo dia» como locução adverbial de tempo?
Caso a resposta seja afirmativa, qual seria o advérbio equivalente?
Na frase «quando foi nomeado governador civil», qual a função desempenhada por «governador civil»?
Na frase «Deixámos as mochilas na sala», qual é a função sintática de «na sala»?
Para um melhor esclarecimento da questão, «na sala» pode ser suprimido sem que a frase fique agramatical?
Quero saber se o vocábulo se tem muitos valores semânticos.
Podem dar exemplos desses valores semânticos (se eles existirem): reflexividade, reciprocidade, passividade, causalidade, condicionalidade, concessão, temporalidade, proporcionalidade, comparação?
Na frase «De repente, o Inverno apareceu disfarçado de Primavera», a locução adverbial «De repente» é considerada de tempo, ou de modo?
Nas frases «Como te chamas?» e «Eu como uma maçã», que relação há entre estas palavras?
Eu considero homónimas, mas uma professora (natural do Porto) considerou que se trata de palavras homógrafas, porque pronuncia de maneira diferente.
Na expressão «Levai-me àquele barco», o me tem a função sintática de complemento direto ou indireto?
Gostaria de saber qual o sujeito da frase «Apetecia-lhe ir ao baile».
Também gostava de saber que função sintática desempenha a expressão «ir ao baile» de acordo com o novo dicionário terminológico.
A palavra embarcado é formada por parassíntese, ou por prefixação e sufixação?
Estando em terra, chego ao Céu voando;
num’ hora acho mil anos, e é de jeito
que em mil anos não posso achar um´ hora.
Camões
Solicitava o favor de me esclarecer quanto à classificação da oração «que em mil anos não posso achar um´ hora».
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações