Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: DT (Dicionário Terminológico)
Custódia Fernandes Professora Viana do Castelo, Portugal 6K

Na frase «Restam-nos o mar universal e a saudade» (Pessoa), qual a função sintática do constituinte «o mar universal e a saudade»?

César Pereira Professor Vila Nova de Famalicão, Portugal 5K

Atente-se na frase seguinte: «Ele trabalhava calado.»

Segundo Celso Cunha & Lindley Cintra, «calado» desempenha a função sintática de predicativo do sujeito, apesar de ser precedido por um verbo não copulativo.

E agora, que função desempenha segundo a nova terminologia linguística?

Cecília Aleixo Professora Lisboa, Portugal 7K

Na frase «Eles assistiram ao espectáculo com interesse», como classificar a expressão «ao espectáculo»?

Gina Venâncio Professora do 1.º ciclo Seia, Portugal 59K

Na frase «Eles comeram o peixe», Eles considera-se sujeito simples, ou composto?

Ana Antunes Estudante Porto, Portugal 26K

Surgiu uma dúvida na classificação das orações: «Quantos rostos ali se vêem sem cor,/Que ao coração acode o sangue amigo!» (Canto IV, estância 29) A segunda oração é causal, ou consecutiva?

Ana Antunes Professora Lisboa, Portugal 10K

«Vamos lá experimentar isso.»

Esta frase pode considerar-se declarativa ou imperativa?

Horácio Ramos Professor Elvas, Portugal 13K

Gostaria que me esclarecessem quanto à terminologia a utilizar no que respeita à designação de frase subordinante ou oração subordinante. De fato, tenho reparado que há manuais que utilizam a designação de oração subordinante, enquanto outros designam de frase subordinante, que me parece ser mais correto.

Por exemplo na frase: «O Pedro gostou da pera porque estava madura», estamos perante duas orações, a primeira oração subordinante, a segunda oração subordinada adverbial causal, introduzida pela conjunção subordinativa causal — porque —, de acordo com a anterior nomenclatura.

Ora, consultando o Dicionário Terminológico parece-me mais correto considerar que estamos perante uma oração subordinada adverbial causal e uma frase subordinante, pois oração é a «Designação tradicional para os constituintes frásicos coordenados e subordinados contidos em frases complexas».

Então, como estamos perante uma frase complexa, será mais correto designar a tradicional oração subordinante de frase subordinante.

Inês Franco Professora Lisboa, Portugal 9K

Na frase «De manhã, a Joana toma banho», em que grupo constituinte da frase se inclui o «de manhã» e qual a sua função sintática?

Sofia Carreira Professora Amadora, Portugal 9K

Na frase de Gil Vicente «Não se embarca tirania neste batel divinal», a expressão tirania exerce a função sintática de sujeito ou complemento direto? Parece-me óbvio ser um complemento direto, mas há quem defenda que se trata do sujeito (que eu consideraria nulo indeterminado). Será que nos poderiam esclarecer?

Goreti Monteiro Professora Paredes, Portugal 4K

Na frase: «Dou a uns e a outros», a palavra uns é pronome? Determinante não é, mas não o consigo "encaixar" nas diferentes subclasses dos pronomes que conhecemos. Já pesquisei em várias gramáticas, mas nenhuma me conseguiu resolver esta dúvida.