Ainda sobre a etimologia de menino
Em referência à pergunta de Alberto Virella sobre a formação da palavra menino, gostaria de contribuir algumas considerações que poderiam ser interessantes para ele e para todos.
No século XVIII, Frei Martín Sarmiento, a grande figura galega do Iluminismo, na sua obra Colectânea de Vozes e Frases Galegas, encont...
Manuais de Português como Língua Estrangeira sem desenhos
Sou italiano e estou a tentar aprender a vossa (dificil) lingua. Não encontro um livro de gramática. Dos velhos, que dão as regras sem muitos desenhinhos e exercícios. Podem-me aconselhar?
Obrigado.
Sobre a resposta «"Círculo vicioso", e não "ciclo vicioso"»
Agradeço ao Ciberdúvidas, e em especial ao consultor Sr. Gonçalo Neves, a amabilidade da resposta sobre a questão em epígrafe.
Com um «tratado linguístico» não se discute!
Respeito, compreendo e acato a expressão «círculo vicioso» em detrimento da minha «ciclo vicioso», demonstradamente errada.
Bem hajam.
«Mais bem feito»
Actualmente, sempre que vejo ou oiço informações acerca dos cuidados a ter com a nossa língua, sou atacada pelo montão de dúvidas que nesta fase final da minha vida (vou fazer 70 anos) me surgem constantemente. De tal modo, que já estou a pensar se «meti a pata na poça» apenas neste fraseado.
Se assim for, suplico-vos que me corrijam... ...
Respeito pela variação linguística do Português
Agradeço pelo respeito à variação brasileira da língua Portuguesa ao comentar as perguntas.
Aprecio vossa generosidade neste site em ajudar também a nós, brasileiros.
Que os donativos sejam igualmente generosos!
Obrigada!
Parabéns pela maioridade, Ciberdúvidas!
Parabéns ao Ciberdúvidas, que nesses dezoito anos recém-completados vem espalhando mundo afora – a exemplo dos grandes e destemidos navegadores lusitanos doutrora – a riqueza e as diretrizes de nossa língua através de conteúdo linguístico tão variado, valoroso e fidedigno. Além de superconfiável, é um sítio we...
Dúvidas, muitas dúvidas...
Tenho dúvidas, muitas dúvidas! Isto respondendo à vossa publicidade.
Escrever e falar bem a nossa língua, parece-me ser essencial e que infelizmente está em decadência.
Hoje numa pesquisa (mais uma vez) para confirmar o meu débil português encontrei a vossa página.
Desculpem mas tenho algum sentido crítico (positivo e negativo), pelo q...
Ainda a grafia de Rodolfo
Constatei que o dicionário online da Porto Editora e [o da] Priberam apenas apresenta[m] como elegível o nome Rodolfo.
Uma pesquisa breve levou-me a constatar que não é unânime nem solidamente fundamentada esta opção, também subscrita em outros locais, como adiante explicito.
Em O Grande Guia dos Nome...
Password = palavra-passe = senha
Fiquei escandalizado quando me deparei com esta resposta a uma questão acerca da tradução mais correta para a expressão password. O senhor que respondeu à questão está totalmente equivocado. Eu teria todo o prazer em esclarecê-lo, mas o que está publicado é muito grave e tem de ser retirado.
Em Portugal, password só tem...
O (des)conhecimento de Portugal na Dinamarca
Num pequeno livro que escrevi, descrevendo paralelismos entre a história de Portugal e a da Dinamarca desde o século XII, tentei mostrar que, estranhamente, Portugal era mais conhecido naqueles tempos do que agora, tratando dos dois Estados-Nação mais antigos da Europa.
Entrando finalmente no assunto que me levou a escrever estas linhas,...
