DÚVIDAS

A regência de renegar

Escrever «renegar as suas origens» está incorrecto? Pergunto isto, porque no Guia Prático dos Verbos Portugueses (Deolinda Ribeiro: Beatriz Pessoa), da Lidel, aparecem indicações no sentido de o verbo «renegar» se reger com a preposição «de». Como a expressão daí resultante («renegar das suas origens») não me "soa" muito bem, gostava de confirmar.
Obrigada.

Resposta

Segundo o Dicionário Prático de Regência Verbal, de Celso Luft, ambas as regências são possíveis e equivalentes, quando o verbo significa «abjurar», «descrer», «não fazer caso», «prescindir», «rejeitar». Quando significa «detestar», «odiar» ou «trair», é construído apenas como transitivo directo. Creio, no entanto, que, no caso em que ambas as regências são possíveis, haverá uma espécie de predilecção regional por uma ou por outra, o que leva a que a construção a que não estamos habituados nos soe estranha.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa