DÚVIDAS

Sobre processos de construção lexical

Considerando as palavras «Nasa», «moto», «SR», «toilete», «OCDE», «papel», quais os processos de criação lexical que permitiram gerar cada uma das palavras?

Resposta

As palavras SR, OCDE e NASA são siglas. As siglas são unidades construídas através das iniciais de um sintagma que constitui uma denominação. Por exemplo, no caso de NASA, a denominação é «National Aeronautics and Space Administration», e no de OCDE, é «Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos». A sigla é uma unidade motivada que pode progressivamente tornar-se desmotivada, ou seja, os falantes podem perder a consciência da siglação e passar a utilizar a sigla como uma unidade lexical simples, ou seja, flexionando-a. No entanto, NASA é simultaneamente sigla e acrónimo, pois apresenta características de sigla (é formada pela primeira letra de cada uma das palavras que a constituem) e de acrónimo (é uma unidade lexical formada por letras que se pronuncia como uma palavra, ou seja, tem a estrutura silábica própria da língua portuguesa). A unidade lexical moto é uma unidade formada por truncação ou abreviação vocabular. A palavra motocicleta reduziu-se para moto tornando-se uma unidade mais facilmente utilizável e memorizável. A palavra “toilette” é um empréstimo do francês, ou seja, um galicismo. Um empréstimo é uma palavra estrangeira que se adapta ao sistema lingu[ü]ístico da língua de acolhimento, neste caso a língua portuguesa. Papel é uma palavra simples ou primitiva autónoma, «cuja estrutura interna não é decomponível, por ser constituída apenas por um elemento» (Margarita Correia e Lúcia San Payo de Lemos, Inovação Lexical em Português, Lisboa, Edições Colibri, 2005, pág. 87).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa