DÚVIDAS

Ainda o verbo premiar

Agradeço a resposta enviada a mim, mas tomo a liberdade de discordar da referência do verbo premiar, conforme aparece em vossa resposta «premeio, premeias...», que, segundo consta em gramática da língua portuguesa (por exemplo, Nossa Gramática, de Luiz Antonio Sacconi e em outras), só abrigam cinco verbos com esse tipo de conjugação, a saber: mediar, ansiar, remediar, incendiar, odiar. Conforme consulta ao Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o verbo premiar aparece com a conjugação: eu premio, tu premias, etc.

Gostaria de saber qual a justificativa para a inclusão do verbo premiar nos moldes apresentados em vossa resposta.

Resposta

Na ortografia vigente ou oficial, o verbo premiar tem em Portugal, no presente do indicativo, as formas premeio, premeias, premeia, premiamos, premiais, premeiam,1 mas no Brasil premio, premias, premia, premiam, sempre sem o ditongo ei.

1 N.E.: O consultor refere-se ao uso generalizado no português europeu, embora também se mantenha e aceite a flexão sem ditongo: premio, premias, premia, premiamos, premiais, premiam (cf. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e versão em linha do Dicionário de Verbos Portugueses da Porto Editora.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa