DÚVIDAS

A transcrição fonética das palavras da língua portuguesa

Como fazer transcrição fonética das palavras da língua portuguesa?

Resposta

Deve empregar os símbolos do Alfabeto Fonético Internacional que geralmente se usam na descrição fonológica e fonética do português. São eles:

1 – Vogais

orais: [a], [ɛ], [ɐ], [e], [ɨ], [i], [ɔ], [o], [u] 

nasais: [ã], [ẽ], [õ], [ĩ], [ũ]

2 – Consoantes

[p], [t], [k], [b], [d], [g], [f], [s], [ʃ], [v], [z], [Ʒ], [ʎ], [ɲ], [l], [n], [m], [ɾ], [R] 1

 

Existem variantes contextuais destes segmentos (ver resposta O Alfabeto Fonético Internacional e o português).

Para indicar o acento tónico, usa-se o sinal ˈ, precedendo a sílaba tó|nica: casado [kɐˈzadu].2

1 O símbolo [R] representa uma consoante fricativa velar sonora, mas é também possível a articulação apical, que se representa com [r]: carro [ˈkaRu], [ˈkaru].

2 O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa opta por colocar um acento agudo sobre a vogal que é núcleo de sílaba tónica: carro [káRu].

N. E. – Sobre o Alfabeto Fonético Internacional (AFI) – também conhecido pela sua denominação em inglês, International Phonetic Alphabet (IPA) –, consultar o capítulo  "Convenções e Transcrição Fonética – o Alfabeto Fonético Internacional" de A Pronúncia do Português Europeu (em linha no sítio do Instituto Camões) e, em inglês, as páginas da International Phonetic Association.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa