DÚVIDAS

O significado de calandros (Aquilino Ribeiro)

Gostaria que me esclarecessem sobre o sentido da palavra calandros. Junto envio uma parte do texto de onde foi retirado. Talvez assim seja mais fácil. Vejamos, então:

«(...) O Abel Manta pintou um céptico civilizado, esse que me prevaleço de ser, em prejuízo do campónio de tamancos ou de casco bicúspide de fauno, ocupado quer com os calandros, quer com as hamadríades da gleba, em que me paramentavam reinadiamente para o folclore regional. As mãos neste seu óleo falam melhor que a minha Via Sinuosa ou o S. Banaboião. Ponho-me a contemplá-las e sai-me um solilóquio à Renan sobre a Santidade. (...)» (In Aquilino Ribeiro, Portugueses das Sete Partidas: viajantes, aventureiros, troca-tintas, Bertrand, Lisboa, 1969.)

Grato pela atenção e colaboração prestadas.

Resposta

Nos dicionários consultados (gerais e especializados), não foi possível achar registo da palavra calandro. O mais que se pode identificar é calandra, «máquina para lustrar, alisar (papel, tecido)» (cf. Dicionário Houaiss) ou o mesmo que calhandra, «ave semelhante à cotovia» (cf. idem). Uma pesquisa na Internet permitiu, contudo, identificar a forma Calandro, variante de Calandrino, nome próprio de uma personagem caracterizada pela sua credulidade no Decâmeron de Boccaccio – cf. artigo em italiano da Wikipédia. A referida variante ocorre num conjunto de peças de teatro e óperas do século XVIII. É, pois, plausível que «os calandros» de Aquilino Ribeiro simbolizem os «campónios de tamancos», gente rude e simples de espírito, com que o escritor se identifica; em contraponto, referem-se as «raparigas do campo», sedutoras para alguém que se revê a si próprio como um fauno (divindade campestre de comportamento irrequieto), pela palavra hamadríades, nome de certas ninfas das florestas, cuja conotação com o mundo rural se vê reforçada pelo substantivo gleba («terreno de cultivo»).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa