DÚVIDAS

Orações subordinadas com elipse verbal

Gostaria de saber que tipo de orações são as seguintes subordinadas que não têm nem verbo nem sujeito, e com quais conjunções podem ser construídas: «Quando possível,...», «Embora proibido,...», «Se necessário,...», «Apesar de confiantes,...». Se possível, gostaria de saber onde poderia achar mais informação sobre este tipo de construções.

Muito obrigado.

Resposta

As orações adverbiais referidas na pergunta são um tipo de elipse, em que é possível omitir o verbo de ligação, porque ele «é inferível a partir da estrutura linguística em que ocorre» – cf. Gramática do Português, da Fundação Calouste Gulbenkian (2013, p. 2352), e Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho (2003, p. 874/875).

Assim, «quando possível,...» é uma oração adverbial temporal elíptica; «se necessário,...», uma oração adverbial condicional elíptica*; e «embora proibido,...» e «apesar de confiantes,...» são orações adverbiais concessivas elípticas*.

 

eliptica, em Portugal + PALOP e Timor-Leste, enquanto no Brasil se registam as duas formas, com p e sem p: eliptica e elítica

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa