DÚVIDAS

«O Bazófias» = rio Mondego (Portugal)

Li algures que Coimbra tem um barco turístico chamado "Basófias". O nome vem obviamente da designação carinhosa que se dava (e talvez ainda dê) ao Mondego, que bazofiava na época das chuvas, com tão grande caudal, para ficar reduzido no Verão a fiozinhos de água, serpenteando por entre a muita areia. A minha dúvida tem a ver com a grafia. Neste sentido específico, deve escrever-se "Basófias" (com s)?

Desde já agradeço a vossa resposta.

Resposta

Se a alcunha provém do substantivo comum – como se supõe que deriva –, deve escrever-se Bazófias. No Dicionário Onomástico Etimológico, de José Pedro Machado,  regista-se "Basófias", com s, certamente por engano, porque o artigo respetivo não desmente a etimologia mais conhecida: «nome popular, em Coimbra, do rio Mondego, por causa da pouca água que ali apresentava» . Refira-se que, segundo o Dicionário Houaiss, bazófia tem origem no italiao bazzofia, «conjunto de elemento díspares».

* A pouca água que o rio levava às vezes (sobretudo, no verão)* fazia com que chamar-lhe rio soasse a bazófia, isto é, gabarolice. A regularização do Mondego nos anos 80 do século passado deixou de justificar o apodo em referência.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa