Colóquio em Lisboa sobre Ensino Português para as Comunidades
Informação relacionada sobre todas as Aberturas
Colóquio em Lisboa sobre Ensino Português para as Comunidades
1. Em Portugal, está a decorrer na Universidade Lusíada (Lisboa), o colóquio Políticas e Práticas de Ensino de Português para as Comunidades Portuguesas. Preenchendo dois dias (18 e 19 de Dezembro), trata-se de uma iniciativa organizada pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e pelo Conselho das Comunidades Portuguesas (CPP) com o objectivo de discutir o Ensino Português para as Comunidades (EPC), no momento em que a respectiva tutela passa do Ministério da Educação para o Ministério dos...
Falemos de dualidades
Este é um dia de dualidades, contrastes, confrontos. Evocam-se deuses pagãos e santos irlandeses. Aprende-se a distinguir os usos dos pronomes lhe e o. Descobre-se que a pronúncia de -o final tem, pelo menos, duas variantes. Mostra-se que explodir é intransitivo e transitivo. E, pensando em previsões para o próximo ano, revela-se a competição de dois sinónimos — futurólogo e futurologista....
Em palavras claras
1. A crítica, e em especial a crítica musical, pode perder-se frequentemente em frases herméticas. O Pelourinho comenta alguns exageros e explica como evitá-los.2. A variedade é a nota dominante desta actualização, que aborda em palavras claras: — os gentílicos, a propósito dos naturais de Soalhães (Portugal); — a ortografia (por exemplo, a grafia de laje e o uso do apóstrofo); — sinónimos e antónimos; — a sintaxe, em particular os complementos introduzidos pela preposição de e o uso do conjuntivo....
A língua por decreto
1. Imagine-se um mundo em que, antes de dizer qualquer coisa, seja preciso consultar, não o dicionário, não a gramática, mas o Código Penal...Depois de ter saído, no Diário Oficial, a proibição do uso do gerúndio no Estado de São Paulo, está agora na calha legislativa a proibição do termo faxineiro em documentos oficiais.Mas há mais: a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou a erradição de estrangeirismos do português do Brasil.2. O que é consensual – porque evidente e inegável – é o papel principal do Brasil na projecção...
E o (des)Acordo continua
1. Reproduzimos, neste dia, um diálogo em polémica acerca do Acordo Ortográfico: Vasco Graça Moura responde ao autor do editorial do Expresso (1/12/07). Não faltam os protocolares apodos: «luminárias», «trapalhada», «balofos», «nacionalismos serôdios», etc.2. Apesar de constituído por todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) recebe apenas o contributo de Portugal, Brasil, Angola e Cabo Verde — alerta Amélia Mingas, sua presidente. O IILP...
Mudanças no ensino do Português
1. Realizou-se, no passado dia 4 de Dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Seminário sobre a revisão dos Programas de Português do Ensino Básico, organizado pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. O aumento da carga horária e um modelo funcional e integrador das orientações programáticas para o português língua materna e não materna foram considerados tópicos consensuais. 2. Os falantes de todas as épocas trazem as coisas que observam e os intrigam para a construção de um modo...
Centro de Língua Portuguesa em Leeds
1. Foi inaugurado o Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Leeds, no Reino Unido. O Instituto Camões já mantinha há três décadas um professor de Português a tempo inteiro nesta universidade, mas a constituição de um centro de língua permite uma maior autonomia e acesso a fundos, indispensáveis ao desenvolvimento de actividades e eventos.2. Há dúvidas permanentes e problemas insolúveis? No que toca à língua, parece que sim. Há, porém, matizes importantes na aplicação de uma regra ou princípio a determinado contexto...
Galiza vs. PISA 2006
1. Será desta que o mundo de língua portuguesa saberá valorizar os velhos laços culturais e linguísticos com a Galiza? O dossiê publicado no semanário Expresso (Portugal) vai nesse sentido...
2. Entretanto, o presente é sombrio para o ensino e para a aprendizagem da língua materna em Portugal: o relatório PISA 2006 (Programme for International Student Assessment) mostra que, nos conhecimentos de leitura, os alunos portugueses estão atrás da média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e para o...
Portal discute português e multilinguismo
1. Assinalamos a criação de um novo portal — o Lingu@e —, com a principal finalidade de enquadrar questões da língua portuguesa no debate do multilinguismo europeu. Trata-se de uma iniciativa que resulta de um protocolo entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), o Instituto Camões (IC) e o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu.2. Além do que se encontra em destaque, respondemos ainda a dúvidas sobre: — a relação entre grafia e fonia na representação de palavras; — a associação do superlativo e do...
