DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma // Desafio semanal

Valores da conjunção mas

Do adversativo ao aditivo

Na frase «Fernão Lopes foi um bom historiador, mas também foi um excelente cronista.», qual o valor da conjunção mas?

Neste caso particular, a conjunção mas tem um valor aditivo, equivalente ao sentido prototípico da conjunção e, pelo que também se poderia dizer «Fernão Lopes foi um bom historiador e também foi um excelente cronista.»

A conjunção mas tem tipicamente um valor adversativo, atribuindo à ligação de duas orações ou de dois grupos de palavras um valor contrastivo, como acontece em «Ele tem capacidades, mas não as usa.»

Todavia, em determinados contextos, a conjunção mas pode adquirir um valor de adição, como na frase «É um aluno estudioso, mas principalmente dedicado.», na qual equivale à conjunção e.

Note-se que também a conjunção e pode ter outros valores. Embora marque frequentemente a adição, esta conjunção pode ter um valor contrastivo, como se verifica no verso camoniano «É ferida que dói e não se sente.», no qual é equivalente a mas.

 

Áudio disponível aqui:

[AUDIO: Carla Marques_Valores da conjunção mas]

Fonte

 Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 30 de março de 2025.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa