A iniciativa vai já na sua quarta edição e, segundo quem a promove, visa «premiar as músicas e os artistas que mais se destacaram na Música Portuguesa anualmente». Para – adianta-se – contribuir, também, «para elevar e promover a música nacional enquanto parte do Património Cultural» de Portugal.
Declarando-se, ainda por cima, «como um importante instrumento de promoção para os artistas nomeados, para os vencedores e para a música portuguesa em toda a sua dimensão», só não se percebe a opção pelo inglês para o nome escolhido: Prémios Play.
P.S. – Play, os prémios da «festa da música portuguesa», como também lhe chamam; Play, o nome de um dos canais associados à transmissão televisiva; Play, a gala-espetáculo, realizada, nem de propósito, logo no dia de todas as celebrações sobre a língua portuguesa. Dá para entender? Pior, só mesmo a estridente apresentadora da noite, mais os seus repetidos «OK, malta!» e «bora lá!».
Cf. Saudade, samba, favela, tanga... palavras que cruzam as fronteiras linguísticas [Francisco Sena Santos, Antena 1, 5/05/2022]