Textos publicados pela autora
Sobre norma de uso de estilos em blogues
Pergunta: O autor de um texto sobre blogues que estou a rever colocou-me algumas questões às quais não sei responder:
— Como se deve citar o nome do blogue: com aspas? Em itálico? Se o nome do blogue for em itálico, os títulos dos posts deverão ser citados entre aspas?
— Como se chama a pessoa que faz o blogue: "blogguer", "bloguista", "blogueiro"?
— Qual a tradução mais correcta para a palavra post? Será que podemos utilizar post, em itálico, uma vez que já faz parte do léxico da...
Pruriência e pruriente
Pergunta: Como não vejo registado em nenhum dicionário o substantivo "pruriência" — escrita numa recente crónica de Vasco Pulido Valente (in Público de 4/04/2010*) —, mas, tão-só, o adjectivo pruriente («que prure; que coça; que causa comichão; pruriginoso = próprio de prurido»), gostaria de um comentário no Ciberdúvidas sobre esta novíssima palavra. Ou seja: foi mal ou bem “criada” pelo referido cronista (conhecido, e apreciado, aliás, pelo seu excelente português escrito…)?
*«… mesmo assim, transpira do...
Anáfora com os pronomes o, este, aquele
Pergunta: Na frase «para mim, considero os meus professores...» estou com dificuldades em substituir «os meus professores» por um pronome, visto que a minha professora não aceita que eu diga «para mim, considero-os...».
Então pergunto qual será o pronome mais correcto a ser utilizado?Resposta: Pode recorrer a estes ou aqueles: escreve estes se o termo professores estiver presente na oração ou frase imediatamente antes da frase/oração em...
Palavras formadas por derivação e composição
Pergunta: Existe na língua portuguesa alguma palavra que é formada por derivação e composição ao mesmo tempo? Explique, por favor.Resposta: Dois exemplos:
Trabalhador-estudante: ambas as formas de base do composto são palavras derivadas [trabalh(a)-dor + estud(a)-nte].
Estereofónico: composta por duas formas de base e um sufixo: estere(o) + fon-ico....
