Textos publicados pela autora
A estrutura da argumentação
Pergunta: Gostaria de saber como deve ser estruturada a argumentação (conectores mais utilizados; sequência lógica deste tipo de texto).Resposta: 1. O texto argumentativo — ou sequência discursiva de tipo argumentativo1 — observa sempre dois movimentos: defesa da veracidade ou justeza de um estado de coisas (conclusão, C) e apresentação de razão (argumento, A).
A ordenação no textos destes dois movimentos pode ser sequencial...
Sobre o verbo mudar
Pergunta: O verbo mudar, na acepção de «trocar de alguma coisa» (por exemplo, de casa), é reflexivo? Ouve-se muitas vezes a expressão «Ele mudou-se de casa», mas segundo dá a entender o Dicionário Sintáctico de Verbos Portugueses, de Winfried Busse, não se trata, neste caso, de um verbo reflexivo, mas sim de um verbo transitivo indirecto não pronominal. Isto significa que a estrutura correcta é «Ele mudou de casa». Confirmam esta minha conclusão?
Grato pela atenção pronta que sempre dispensaram às minhas questões.Resposta:...
Longe e perto
Pergunta: Como se distingue se longe e perto são adjectivos ou advérbios?Resposta: Longe e perto são advérbios quando modificam um grupo verbal (i) ou cumprem a função de predicativo (ii):
(i) «O Zé trabalha longe.»
(ii) «A estalagem já está perto.»
Longe é adjectivo quando pode ser substituído por um adjectivo, como longínquo, arredado,...
A definição de verbo significativo
Pergunta: O que é um verbo significativo? Li o artigo, e a minha dúvida continuou, pois refere apenas que a classificação verbo copulativo não se opõe à de verbo pleno. E não explica o que é um verbo significativo.
Obrigada pela atenção.
Resposta: Na resposta citada, a invocação dos verbos significativos serve apenas como contraponto explicativo no esclarecimento da índole dos verbos copulativos (ou de ligação ou predicativos). São estes que constituem o foco da resposta.
Os verbos significativos, ou plenos, são...
Que, operador da construção clivada
Pergunta: Na frase «É isso que eu peço à ciência: que me faça apaixonar. É o mesmo que eu peço à literatura» (Mia Couto, Pensatempos, Lisboa, Editorial Caminho), podemos considerar o primeiro que um conector de integração, um conector de retoma, ou uma expressão de realce?Resposta: Não é um conector. Podemos chamar-lhe operador1 da construção clivada. Atendendo à classe de palavras, é um pronome relativo.
Tipicamente, uma construção clivada é uma oração com verbo copulativo em que o constituinte...
