Textos publicados pela autora
Particípio passado, forma verbal não finita
Pergunta: Não consigo perceber por que razão os particípios são formas verbais não finitas.
Obrigada.Resposta: O infinitivo, o gerúndio e o particípio são formas não finitas porque não veiculam informação temporal, o que significa que não contribuem para localizar uma determinada situação num eixo temporal, atribuindo-lhe um valor temporal de anterioridade, simultaneidade ou posterioridade relativamente ao momento de enunciação.
Refira-se, todavia, que o particípio e o gerúndio veiculam informação...
«Servir de/como»
Pergunta: «Nesse sentido, a defesa do direito à liberdade de expressão não pode servir como argumento para justificar a tolerância à propagação de discursos de ódio.»
É correta a utilização de como depois do verbo servir?
Seria mais correta a utilização da preposição de?
Obrigado!Resposta: Com efeito, tanto os dicionários clássicos1 como os dicionários de regências2 preveem que o verbo servir tenha como regência a preposição...
Desde vs. de: «tirei as fotografias de um autocarro»
Pergunta: É correto dizer «tirei as fotografias desde um autocarro»?
Ou seja: as fotografias foram tiradas por mim enquanto eu estava num autocarro.
Muito obrigada.Resposta: No caso em apreço deve usar-se a preposição de.
A preposição desde pode ser usada para indicar o «ponto (no tempo ou no espaço) em que se inicia uma ação; processo ou estado de coisas» (Dicionário da Língua Portuguesa):
(1) «A estrada está cortada desde o início da rua.»
Também pode ocorrer para...
«De que» e cujo
Pergunta: Qual da(s) opção(ões) está gramaticalmente correta?
1) Tenho instrumentos de que não sei o nome.
2) Tenho instrumentos cujo nome não sei.
3) Tenho instrumentos que não sei o nome.Resposta: As frases apresentadas em (1) e (2) são possíveis, ao passo que a que se transcreve em (3) está incorreta:
(1) «Tenho instrumentos de que não sei o nome.»
(2) «Tenho instrumentos cujo nome não sei.»
(3) «Tenho instrumentos que não sei o nome.»
Esta frase complexa resulta da junção de duas frases simples, a saber:
(4)...
